8° série C ~ ProjecT SampA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
8° série C ~ ProjecT SampA

Fórum dedicado a realização do projeto da feira regional, do colégio CNSC (Colégio, Nossa Senhora da Conceição). Aqui serão depositadas informações sobre o estado de São Paulo (O escopo do trabalho da nossa turma.) .By : 8° Série C .Agradecimentos
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Relevo , Clima , vegetação e hidrografía do estado de São Paulo .

Ir para baixo 
AutorMensagem
Jose
Admin
Jose


Mensagens : 9
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/08/2009

Relevo , Clima , vegetação e hidrografía do estado de São Paulo . Empty
MensagemAssunto: Relevo , Clima , vegetação e hidrografía do estado de São Paulo .   Relevo , Clima , vegetação e hidrografía do estado de São Paulo . Icon_minitimeQui Ago 13, 2009 5:36 pm

Relevo :

Apresenta um relevo relativamente elevado, já que 85% de sua superfície está entre trezentos e novecentos metros de altitude. O ponto mais alto do estado é a montanha Pedra da Mina com 2.798,39 metros de altitude. Tietê, Paranapanema, Grande, Paraná, Turvo, Rio Pardo, do Peixe, Paraíba do Sul e Piracicaba são seus rios principais.

O estado de São Paulo está situado sobre um amplo planalto, com cerca de 600 km de extensão no sentido sudeste-noroeste, orlado a leste por uma estreita planície litorânea de aproximadamente quarenta quilômetros de largura média.

Clima :

Seu clima varia entre tropical (na região norte do estado), tropical de altitude (em boa parte do centro do estado e no Vale do Paraíba) e subtropical (na região sul do estado e no Planalto Paulista, onde a mínima absoluta no estado em Campos do Jordão foi de -7,3°C em 1 de junho de 1979 .

O clima tropical, subúmido com chuvas de verão e invernos secos, caracteriza a maior parte do planalto ocidental, cobrindo-lhe a parte setentrional . A temperatura anual excede também 20°C, mas a pluviosidade é mais reduzida do que o tipo anterior (entre 1.000 e 1.250mm).

Vegetação :

Pouco resta atualmente da primitiva cobertura vegetal do estado de São Paulo. A abertura de campos de cultivo, a formação de paisagens artificiais e o uso da madeira como combustível ou como matéria-prima levaram a uma quase completa destruição das florestas paulistas. Essa cobertura florestal revestia outrora cerca de 82% da área estadual; atualmente subsistem florestas em áreas impróprias para pastagens e culturas (como nas encostas íngremes das serras do Mar e da Mantiqueira), ou ainda não incorporadas à economia agropastoril (como algumas porções do extremo oeste). Nessas áreas, onde se fez sentir com menos intensidade a interferência humana, ainda é possível observar as características originais da floresta e reconhecer a marca de sua diferenciação regional.

Hidrografia :

Os principais rios são: Tietê, Paraná, Paranapanema, Grande, Turvo, do Peixe, Paraíba do Sul, Piracicaba, Pardo, Moji-Guaçu, Jacaré-Pepira e Jacaré-Guaçu.
Um dos principais rios que atravessa o estado, o Tietê, faz parte da Bacia Tietê-Paraná. O Tietê é conhecido mais por sua poluição ambiental, mas é um dos mais economicamente importantes.
A rede de drenagem de São Paulo pertence quase integralmente à bacia do rio Paraná. Apenas uma estreira faixa de terras, na qual se incluem a baixada litorânea e uma pequena parte do planalto cristalino, corre para a vertente atlântica.


Fonte de Pesquisa : Wikipédia .(http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Paulo#Relevo)
Ir para o topo Ir para baixo
https://turma8csaopaulo.directorioforuns.com
 
Relevo , Clima , vegetação e hidrografía do estado de São Paulo .
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» História do Estado de São Paulo
» Política do Estado de São Paulo
» Economia do Estado de São Paulo
» Transporte do estado de São Paulo
» Cultura do Estado de São Paulo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
8° série C ~ ProjecT SampA :: São Paulo :: Geografia-
Ir para: